5 de novembro de 2009

AS TRÊS FACES DA PERSONALIDADE

Fazem parte do que chamamos de tríade da personalidade:

1. físico, corpo, biológico ( physis );
2.
psique, sentimentos, emoções;
3. inteligência, intelecto, razão.

Essa tríade corresponde aos três planetas: Saturno = corporalidade; Lua= sentimentos; e Sol= qualidades mentais. Cada um deles é sede consciente de um atributo da personalidade, que compõe a personalidade global. Entre esses três pontos focais do Eu, um pode se destacar mais nitidamente que os outros. 


A pessoa, então, perceberá a si mesma, com maior intensidade, pelos atributos desse planeta.

Por exemplo, quem tem o Sol na posição mais forte de sua Carta Natal, identifica-se como intelectual e mede-se por critérios.
 

Caso seja a Lua a mais forte, essa pessoa estará mais polarizada no sentimento; todos os conteúdos e vivências sentimentais serão para ela determinantes; por meio deles, essa pessoa vivenciará seu próprio Eu.
 

Caso seja Saturno , a pessoa evidenciará mais fortemente sua corporalidade. ela se sentirá mais protegida quando todas as funções do corpo e da matéria estiverem em bom funcionamento.
 

No ser adulto, todas as três funções do Eu devem agir em conjunto, o que representa a autonomia da personalidade ou da individualidade. Para reunir essas funções do Eu que podem parecer contraditórias, há a necessidade de uma força especial, ou seja, a vontade.
 

Toda personalidade integrada dispõe da vontade que, por sua vez, depende da força e da consciência do Eu. Se quisermos empreender alguma coisa, devemos ter força de vontade. Se essa vontade se encontrar enfraquecida por algum distúrbio psíquico ou estiver desligada, a pessoa não alcançará seus objetivos.
 

A sociedade em que vivemos julga a personalidade por sua capacidade de cumprir as exigências da vida, ou seja, por sua qualidade, substância, força e confiabilidade. Por essa razão, é fundamental reconhecer o quanto a pessoa conhece de si mesma, o quanto poderá confiar em seu Eu e se ela conseguirá converter seus pontos fracos em potencialidades para integrar sua personalidade.
 

Cada um de nós deveria estar habilitado a forjar com as próprias mãos, de modo pessoal e bastante original, o destino de sua vida.
 

Não existem para tanto receitas genéricas de êxito, como as indicadas pelos livros. Do ponto de vista de cada indivíduo, o êxito somente poderá ser conseguido por meio de um método absolutamente pessoal. A vitalidade e o aumento do êxito na vida dependem do estado de saúde de nosso Eu.
 

Por essa razão, o Mapa individual representa um dos melhores instrumentos de diagnóstico para um ser humano que esteja à procura de seu Self, a fim de que ele consiga desvendar o caminho para tornar-se um homem completo, total - um indivíduo ( aquele que não pode ser dividido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário