23 de novembro de 2010

OS 12 SIGNOS ZODIACAIS


Nesse estudo, os 12 Signos Zodiacais são apresentados aos pares, quer dizer, cada Signo tem seu oposto complementar.
Assim, se você nasceu sob o Signo de Áries, deve estudar também as características do Signo de Libra, a fim de harmonizar, dentro de você, as qualidades dos dois Signos.

 Temos, portanto, 6 Eixos ou Signos complementares:
  • Áries e Libra
  • Touro e Escorpião
  • Gêmeos e Sagitário
  • Câncer e Capricórnio
  • Leão e Aquário
  • Virgem e Peixes



ÁRIES  (21 de março a 20 de abril, aproximadamente)

A essência de Áries é auto-afirmação; impulso acentuado para a ação, autonomia e competição.

Signo pioneiro, com ousadia e coragem para enfrentar obstáculos. Impaciente com demoras e... com os outros. Basicamente agitado, sua abordagem do mundo é mais direta do que diplomática. Leva em consideração primeiramente seus próprios interesses. Centrado em si mesmo, não necessariamente egoísta. Otimista, esforçado. Sempre procurando novas e desafiantes aventuras.

Lições para Áries: aprender que a vida tem seu próprio ritmo.Tudo acontece em seu devido tempo;   aprender a cooperatividade e a ter paciência com os demais.

Aspirações mais elevadas: Áries é o pioneiro que pavimenta a estrada, a fim de que outras pessoas avancem. Pode oferecer, alegremente, seus esforços e ideias inspiradoras ao bem-estar da raça humana.




LIBRA (21 de setembro a 20 de outubro, aproximadamente)

A essência de Libra é o impulso para a busca de harmonia, equilíbrio, beleza e justiça.

Uma de suas funções é ser agente da paz e da cooperação, tanto nas relações pessoais como em atividades que envolvem parcerias ou equipes. Tem necessidade de aprovação e seu senso de justiça é muitíssimo acentuado. Como sempre vê os dois lados de uma questão, tem dificuldade e insegurança para decidir entre uma coisa e outra. Por isso, a tendência de “ficar em cima do muro”.
Gosto estético bastante apurado. Faz parte de sua natureza a preferência por coisas e situações bonitas, graciosas, agradáveis. Detesta grosserias e cenas dramáticas. É o Signo da diplomacia e da negociação. Faz ponte entre pessoas e coisas. Sabe entender vários pontos-de-vista, sem se comprometer. Atitude imparcial e neutra.

Lições para Libra: precisa aprender a se impor um pouco mais e a colocar limites, sem perder a sua inata necessidade de relacionamentos corretos.

Aspirações mais elevadas: Libra pode tornar os indivíduos mais objetivos e imparciais. Deve colocar seu dom natural (talento) de infundir beleza, paz e equilíbrio a todos com que entra em contato.




TOURO (21 de abril a 20 de maio, aproximadamente)

A essência de Touro é a busca de estabilidade e segurança.

Seu senso de conservação é bem acentuado, assim como a busca de autopreservação. Tendência para a possessividade e obstinação (a proverbial teimosia de Touro). Trabalhador e disciplinado.
Tem perseverança para atingir metas; chega aonde quer porque planeja com cuidado e cautela os riscos que deve correr. Signo ligado aos cinco sentidos ( percebe o mundo por meio das sensações); procura satisfação sensorial para seu próprio prazer e para dar alegria aos outros.

Lições para Touro: aprender a lidar com perdas; desapego e abertura ao novo. Flexibilidade.

Aspirações mais elevadas: em sua essência mais elevada, Touro pode ser a Mãe Natureza espargindo abundância e beleza sobre os filhos da terra. Por intermédio de suas vibrações estabilizadoras, Touro ajuda a dar raízes e amor a todos.



ESCORPIÃO (21 de outubro a 20 de novembro, aproximadamente)

A essência desse Signo é a busca de segurança emocional.

Uma intensidade peculiar permeia a personalidade escorpiana, dando-lhe um sentido de finalidade para a vida, criando uma determinação de não fazer nada pela metade. Sua vida interior é  profunda, rica de sentimentos. Daí sua sensibilidade e também uma certa desconfiança em relação à vida.
Tendência a mergulhar fundo nas suas emoções e procuram ter o domínio nas situações.

Lições para Escorpião: aprender a dominar a si mesmo pela dedicação, carinho e suavidade. Desenvolver tenacidade e aprender a conservar o que é correto, ao invés de destruir sem propósito.

Aspirações mais elevadas: em sua essência mais profunda, Escorpião é um curador e metafísico, trabalhando duro para transmutar as energias negativas em geral. Deve usar seu próprio campo de força e impulsionar nos demais as suas próprias forças e recursos internos ( energia de cura ).




GÊMEOS (21 de maio a 20 de junho, aproximadamente)

A essência de Gêmeos é a comunicação, adaptação e movimento.

Pessoas desse Signo têm uma curiosidade natural: querem saber um pouco de cada coisa, pessoa e situação. Sempre procuram estar bem-informadas, sem necessidade de aprofundar. Tem suficiente flexibilidade, “jogo-de-cintura”. É o Signo dos contatos  e movimento entre coisas e situações e também pessoas. Capacidade de observação, versatilidade e a pessoa pode ‘sofrer’ de inquietação. Tem presença de espírito, raciocínio rápido ( ‘pega as coisas no ar’ ). Dispersão e superficialidade podem ocorrer, devido à sua insaciável curiosidade e impaciência.
Pratica o que aprende , tanto para si mesmo e como para os demais.

Aspirações mais elevadas: o maior dom de Gêmeos, em relação à humanidade reside em sua aptidão para comunicar ideias e informações para o bem geral.




SAGITÁRIO (21 de novembro a 20 de dezembro, aproximadamente)

A essência de Sagitário é a busca da filosofia própria de vida.

Capacidade de desenvolver pontos-de-vista abrangentes e passar pelos altos e baixos da vida, com humor e jovialidade. Sempre confia que as coisas vão melhorar. 

A energia é canalizada de forma entusiástica em atividades que permitam ampliar horizontes assim como impulso para viagens ( tanto físicas como mentais ). Tendência a ser “dono-da-verdade”.

Lições para Sagitário:  aprender a ser prático, a passar seus grandiosos ideais para o dia-a-dia; direcionar sua atenção para atingir metas e fazer o que tem de ser feito, no momento. Tendência a  deixar para mais tarde, ou prometer o que não pode cumprir.

Aspirações mais elevadas: corporificar sabedoria e aptidão para ensinar aos outros as sublimes percepções da existência – as leis superiores do universo.



CÂNCER (de 21 de junho a 20 de julho, aproximadamente)

A essência de Câncer é o impulso para a busca de segurança emocional.
É importante que sinta segurança, tanto para si mesmo como para aqueles que ama. É o Signo da emoção, delicadeza, sensibilidade e tendência a maternalizar. O homem canceriano também apresenta essa necessidade de ‘pajear’, ou ser cuidado e compreendido sentimentalmente. Precisa ter base doméstica estável, emocionalmente ( que represente o ninho, o seu santuário particular ). Necessidade de ter reconhecimento ( retorno ) afetivo.
Câncer é extremamente impressionável, possuindo uma memória quase fotográfica, especialmente aguçada quando a idéia for de natureza sentimental. O canceriano sente amor pelo velho e antiguidades, mas deve aprender a constantemente ‘limpar a casa’. Isto se refere, não apenas a desfazer-se periodicamente de objetos inúteis, assim dando lugar a novas coleções, mas também à liberação de velhos pensamentos, ressentimentos e sentimentos não mais viáveis no presente.

Lições para Câncer: encontrar equilíbrio emocional dentro de si mesmo, sem chantagens emocionais com aqueles que ama. Confiança para colocar seu potencial, a fim de proteger e nutrir a todos.

Aspirações mais elevadas: podem contribuir para o desenvolvimento de outros, com a sua natureza belamente sensível e protetora. A fim de concretizar o senso pessoal de segurança e poder dar, como realmente deseja, deve superar seu medo pela falta ou escassez.




CAPRICÓRNIO (20 de dezembro a 20 de janeiro, aproximadamente)

A essência desse Signo é o impulso para concretizar.
O capricorniano tem necessidade de expressar na forma, seja um plano, uma ideia, uma atividade profissional; qualquer coisa que precisa de uma ‘assinatura’ física, tangível, material e que produza resultados. É o Signo da estrutura, organização, disciplina, respeitabilidade e muito trabalho. Tem tendência a disciplinar emoções e sentimentos. ‘Primeiro o dever, depois o lazer’, costuma ser o seu lema. Pode ter insegurança e medo de não atingir suas metas. Melancolia e um certo pessimismo.

Lições para Capricórnio: precisa aprender a ter fé e confiança nas leis do Universo. E, também, ao atingir posição de destaque ou comando, ajudar os que dele necessitam, com sensibilidade e compreensão.

Aspirações mais elevadas: Capricórnio é extremamente cônscio da necessidade do Homem em prestar alguma contribuição à sociedade. Aí, ele se impõe sérias restrições e limitações na vida pessoal, de modo a poder proporcionar algum serviço realmente útil.



LEÃO (21 de julho a 20 de agosto, aproximadamente )

A essência de Leão é auto-expressão criativa.

O leonino tem necessidade de obter reconhecimento, sentir-se apreciado para ter noção do próprio valor. Também reconhece os talentos dos outros, e é essa atitude que faz dele o líder incentivador que é. Tem pronunciada tendência a dramatizar ( “fazer tempestade em copo d’ água” ). Romantismo e benevolência caracterizam sua personalidade. Bom anfitrião e talento para encantar qualquer platéia. Amplos  gestos magnânimos caracterizam a sua maneira de apresentação ao mundo . Se não recebe atenção, perde interesse e fica magoado.

Não é coincidência, a expressão “coração de leão” indicar uma natureza corajosa, liberal, nobre e orgulhosa. Esta é uma descrição adequada ao lado positivo de Leão, com uma modificação – o leonino só se desdobra para os indivíduos com quem está pessoalmente envolvido. Todos os outros devem aprender a manter uma certa distância respeitosa deste rei do Zodíaco.

Lições para Leão: aprender a ser tolerante e a fazer uso correto do seu encanto natural, espontâneo e cordial. Aprender a dar e a irradiar sua energia calorosa e curadora.

Aspirações mais elevadas: se Leão despersonalizar seu amor, descobrirá que a intensidade de sua luz banhará a todos, com igual brilho. Leão encontrará seu lugar no Universo, ao partilhar com os demais suas forças magnânimas e sustentadoras.



AQUÁRIO (20 de janeiro a 20 de fevereiro, aproximadamente)

A essência desse Signo é a criação de uma sociedade igualitária.

O aquariano sabe da importância de todos os componentes do universo trabalhando em prol de todos. Por isso, seus ideais humanitários, filantrópicos, ‘ideais da Nova Era’. É o Signo da consciência social, do respeito pelos grupos, organizações e participação consciente nos mesmos. 

Existe em Aquário uma pronunciada necessidade de ser visto como alguém com pontos-de-vista realmente amplos, mostrando o mesmo respeito pelo homem, pela natureza e por todo o cosmos.
Pode ter tendência à inflexibilidade mental, isto é, defende com tenacidade suas próprias idéias.

Lições para Aquário: aprender a colocar seu intelecto criativo a serviço do grupo e da humanidade, seja em invenções práticas ou outros meios não convencionais. Ter mais “jogo-de-cintura” ao lidar com as pessoas que pensam diferente dele.

Aspirações mais elevadas: Aquário procura construir hoje um mundo melhor para amanhã. O serviço à toda humanidade é o que almeja em seu ser mais profundo.



VIRGEM  (21 agosto a 20 de setembro, aproximadamente)

A essência de Virgem é pureza.

Virgem busca encontrar a pureza de pensamento e de todas as formas que só poderia ser alcançada por meio de intensa transformação de atitudes e comportamento.
Daí seu pronunciado interesse por saúde, alimentação, cura, serviço social, para citar alguns.
Signo que tem a capacidade de traduzir conceitos mentais em forma material. Precisa sentir-se útil, de alguma maneira. Coloca muita atenção nos detalhes ( meticulosidade ). Tem capacidade de discriminação e seletividade. 

Lições para Virgem: aprender a reconhecer e valorizar seu potencial e colocá-lo a serviço dos demais, sem perder-se em críticas e autocríticas.

Aspirações mais elevadas: se Virgem puder servir sem manipular aqueles a quem serve, encontrará gratificação na compreensão da verdadeira e desinteressada assistência.



PEIXES (20 de fevereiro a 20 de março, aproximadamente)

A essência de Peixes é a busca por atividades que estimulem a vivência do amor universal.

Peixes busca, também, a beleza mística, além de ter profunda compaixão por todos os marginalizados, excluídos da sociedade. Pode se expressar sua sensibilidade por meio das artes em geral, do misticismo ou do serviço desinteressado.

Tendência acentuada de querer “salvar o mundo”; sofre junto com o sofrimento dos outros. Nem sempre sabe que o que sente é realmente dele mesmo ou se absorveu do ambiente e também das pessoas.

Sua sensibilidade, idealismo e delicadeza nem sempre são compreendidos. Peixes segue suas próprias ideias e objetivos. Nem sempre raciocina, intui com o coração.

Lições para Peixes: aprender a lidar com a rotina e coisas materiais; não “escapar”, quando seus sentimentos são feridos ou mal interpretados.
 
Aspirações mais elevadas: Peixes tem o dom de transcender o amor pessoal e alcançar o amor incondicional. Desta maneira, inspira aos outros com sua profunda fé e excepcional compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário